Entenda como funciona o novo feed do Instagram

Já está atualizado quanto às mudanças do Instagram?
Quer saber o que essas mudanças significam para sua empresa?

Enquanto todo mundo estava focado na mudança de logo, o Instagram colocou no ar mudanças ainda mais ousadas que mudam completamente as regras do jogo para empresas na rede social.

Como você já deve ter percebido, as publicações que você vê na página principal do Instagram, não estão mais em ordem cronológica (mais recentes primeiro), elas estão na ordem em que o Instagram acha que são mais importante. Como o aplicativo classifica o que é importante? Como continuar aparecendo na linha do tempo de seus seguidores?

CRONOLOGIA x INTERESSE

Embora muita gente pense que a quantidade de curtidas ou o quão recente é a postagem sejam os principais fatores utilizados pelo Instagram, o maior fator de classificação é o quanto o algoritmo calcula que as pessoas se importam com o seu conteúdo, ou seja, fotos e vídeos que aparecem no feed (linha do tempo) deles são, segundo o Instagram:

“[…] baseadas na probabilidade de eles se interessarem pelo conteúdo, medidas pela interação com conteúdos anteriores.”

Por exemplo, uma foto com 9 likes e 1 comentário, postada há três horas por alguém que você engaja com frequência (curte ou comenta), pode estar melhor posicionada na sua linha do tempo do que uma foto com 180 000 likes e 640 comentários, postada há uma hora por uma celebridade com um perfil oficial com a qual você raramente interage. Similar ao algoritmo do Facebook a página inicial do seu Instagram vai posicionar as postagens no topo baseado em três critérios:

  1. INTERAÇÕES ANTERIORES: O quanto a pessoa interagiu com seus posts no passado;
  2. ENGAJAMENTO: O quanto seu post recebeu de likes ou comentários;
  3. TEMPO: A quanto tempo você postou.

COMO MANTER A INTERAÇÃO COM SEUS SEGUIDORES?

Como empresa, você provavelmente quer se assegurar de que a interação com seus seguidores não sofra com as mudanças implementadas e que seus seguidores continuem vendo seu conteúdo. A melhor forma de fazer isso acontecer é trabalhar seu conteúdo:

PUBLIQUE UM CONTEÚDO QUE CONVERSA COM SEU PÚBLICO

Publicar um conteúdo relevante e esteticamente atrativo tem sido parte chave do sucesso das marcas no Instagram, com as recentes mudanças, essa preocupação deve continuar, porém, um ingrediente precisa ser adicionando à fórmula: CONVERSAS.

Aqui na Post Machine, temos um questionamento guia, uma pergunta que nos fazemos antes de publicar qualquer coisa e que nos ajuda a decidir se o conteúdo que estamos construindo é interessante ou não. Antes de apertar o botão COMPARTILHAR nós nos perguntamos: “Que conversa esse conteúdo vai gerar?”. Como empresa, você precisa entender de que vendas começam com conversas e que seu conteúdo é a sua fala nas redes sociais.

ENCORAGE A RECIPROCIDADE

Como empresa, siga, curta e comente fotos de pessoas que você acredita serem parte do seu público ou clientela. No geral pessoas tendem a ser recíprocas, curtindo e comentando de volta o seu conteúdo. Elas não fazem isso de forma aleatória, geralmente procuram entre as suas postagens coisas com as quais mais se identificam e realizam a ação, e isso é uma ótima forma de recolher feedback sobre o seu conteúdo.

PREOCUPE-SE COM A SIMILARIDADE

Pessoas gostam de se conectar com pessoas, não com corporações frias e sem rosto, elas não gostam de ler posts escritos em dialeto corporativo, em vez disso, gostam de interagir com quem é parecido com elas. Isso significa que você deve pensar em sua empresa como uma pessoa. Use as hashtags que eles usam, defenda posicionamentos e causas, use geolocalização, fale sobre feriados, eventos e acontecimentos, use uma linguagem similar, seja bem humorado, mostre pessoas no seus posts e não apenas letras e cores.

TENHA UMA ESTRATÉGIA

Isso parece a coisa mais sem graça de se dizer, mas muitas marcas não têm uma estratégia de mídias sociais. Algumas pessoas criam perfil de Instagram apenas porque sabem que é uma rede muito popular e acham que é importante que sua empresa esteja inserida. Porém, com as mudanças recentes, essas empresas terão que se esforçar bastante para ter seu conteúdo notado e isso demanda uma estratégia clara e com objetivos bem definidos. Falaremos sobre como criar uma estratégia de conteúdo condizente com a sua empresa em posts futuros.

CONCLUSÃO

Pouco a pouco o Instagram vai ficar mais parecido com o Facebook. Assim, se você quiser alcançar mais e mais pessoas com sua publicações, você terá que começar a usar a Publicidade do Instagram que, por enquanto, são gerenciadas no Gerenciador de Anúncios do Facebook, falaremos mais sobre como criar anuncios no facebook em posts futuros.

No fim de tudo, o objetivo do marketing nas redes sociais continua e sempre será alcançar as pessoas certas. Embora as recentes mudanças tenham aborrecido muita gente, isso não muda muita coisa quando se trata de engajamento, as pessoas que perceberem o valor de seu conteúdo continuarão a interagir com a sua marca, desde que você publique conteúdo útil.