Quer aumentar a visibilidade do seu negócio no mercado local? Está imaginando como Redes Socais poderiam ajudar?

Nesse artigo iremos mostrar estratégias offline criativas e de baixo custo que você pode implementar no seu estabelecimento para garantir maior visibilidade nas suas páginas online. Descubra como aumentar o engajamento e interação do seu público nas Redes Sociais!

 

O Alcance do Seu Negócio, Online e Offline.

O Facebook tem mais de 1,4 bilhão de usuários ativos, mas apenas uma fração deles mora nas vizinhanças do seu negócio. Muito provavelmente uma porção ainda menor destes interagem com a sua página online. Com as constantes mudanças no ranqueamento das publicações do Facebook (o que aparece e o que não aparece na sua linha do tempo), tem sido cada vez mais difícil ter um alcance satisfatório que possibilite uma quantidade considerável de fãs verem suas publicações, sem que você precise pagar por isso.

Felizmente, existem maneiras simples e criativas de superar o baixo alcance orgânico do Facebook. Separamos aqui 3 estratégias eficientes para você conseguir fazer isso!

#1 Promover Facebook check-ins no seu negócio.

Quando as pessoas fazem check-in no seu estabelecimento, além de advogar por sua marca, elas estão dando visibilidade grátis para o seu negócio, tanto na página da sua empresa como em seus próprias linhas do tempo, e isso aumenta consideravelmente a possibilidade de um amigo ou conhecido saber sobre o seu estabelecimento.

Uma ótima oportunidade para negócios, sobre tudo restaurantes, padarias e cafés, é incentivar check-ins simplesmente fixando lembretes visuais de “Faça o seu check-in” sendo criativo na frase. Uma segunda ideia é oferecer pequenas recompensas em troca (café gratuito por exemplo), para incentivar check-ins, essa é uma ótima maneira de promover o seu negócio para um público local e ganhar visibilidade online a partir do offline.

#2 Promover e sediar eventos no Facebook.

Sediar eventos como Cafés da Manhã, Workshops, Talks (sequência de palestras de curta duração) e Encontros de Categorias (Jovens Empresários, Ciclistas…), ajuda a colocar o seu negócio no mapa ao passo que criam buzz (zoada), fazendo com que mais gente fale sobre o evento que está acontecendo em seu espaço, isso aumenta a visibilidade tanto online como offline

Criar eventos no Facebook e compartilhar com os fãs da sua página é apenas uma parte do processo, certifique-se também de publicar conteúdo regularmente na página do evento antes da data de realização, pouquíssima gente faz isso. A grande vantagem dessa estratégia é que, diferente do que acontece na linha do tempo, todas as pessoas confirmadas para o seu evento recebem notificações a cada publicação feita na página, ou seja, alcance total e confiável!

#3 Wifi por Pagamento Social

Muitos estabelecimentos comerciais, como diferencial competitivo, já disponibilizam internet sem fio gratuitamente para os seus clientes, porém, poucos utilizam desse recurso para gerar engajamento online. Através de uma estratégia simples, é possível gerar interações online utilizando um sistema de pagamento social.

Trata-se de um aparelho (roteador), que uma vez instalado, o bar, restaurante, livraria ou qualquer outra empresa escolhe qual vai ser a moeda de troca pela conexão. Ao acessar a rede Wi-Fi do estabelecimento o cliente precisa primeiro efetuar alguma interação: Curtidas, Compartilhamentos, Menções, Check-ins, Seguir, etc.

Existem muitas opções no mercado de sistemas de pagamento social, basta procurar no Google pelo termo “Wifi por pagamento social”, para encontrá-las.

CONCLUSÃO

Alcance orgânico tem sido cada vez mais difícil nas redes sociais. Para gerar engajamento online e aumentar a base de seguidores, o empreendedor precisa ser criativo usando estratégias de visibilidade offline que gerem resultados online. Por meio das 3 estratégias acima é possível fazer isso, contudo, para manter a audiência engajada é preciso gerar conteúdo relevante de forma consistente.

Você já aplicou alguma dessas estratégias? Qual foi o resultado?

Conhece alguma outra estratégia para gerar engajamento online a partir do offline? Adoraríamos saber!