Hashtags

Quer aumentar o número de curtidas nos seus posts? Está procurando uma maneira de engajar mais pessoas nas suas publicações? Talvez, dominar o uso das hashtags seja o toque final que estava faltando para turbinar sua estratégia.

O que é uma hashtag?

Hashtag é uma palavra ou conjunto de palavras comprimidas precedidas de um # (jogo da velha), usadas para marcar ou categorizar conteúdos. São como palavras-chave que ajudam encontrar publicações mais facilmente nas redes sociais, exemplo: #postmachine #tbt #photooftheday #instagood.

Usar uma hashtag em um conteúdo, significa adicioná-lo automaticamente a um grupo de outros posts criados por você ou outras empresas e pessoas,  usando aquela mesma tag.

Além de uma forma de categorizar conteúdo, hashtags são o mecanismo perfeito para aumentar o número de curtidas do seu post, conectar mais pessoas às suas publicações e melhorar a visibilidade da sua marca. Neste post você vai aprender 4 estratégias matadoras de como escolher hashtags perfeitas para as suas postagens.

1. Alinhe Hashtags ao lema da sua empresa

Use hashtags que se alinhem perfeitamente à sua marca para reforçar a mensagem que você quer enviar a seus clientes.

A Kit-Kat faz isso muito bem, a empresa por trás de um dos snacks de chocolate mais populares do mundo, usa a hashtag #haveabreak em seus posts. Essa tag está em perfeita sintonia com a mensagem mais ampla da marca, comunicada em todos os comerciais de TV e mídia offline: “Have a break, have a Kit-Kat” (Dê um tempo, coma um Kit-Kat).

Não só a marca usa a tag #haveabreak, para marcar seus posts como também usa a tag #mybreak para definir quais conteúdos de clientes repostar em seu perfil, uma vez que o público também usa essa mesma tag para marcar fotos onde aparecem degustando o chocolate.

DICA EXTRA: Escolha tags curtas e fáceis de lembrar, nem todo mundo tem a memória boa. Usar menos de 3 palavras é o ideal , então, nada de usar sua missão como tag. Acredite, manter a simplicidade pode ser um grande diferencial .

2.Navegue usando tags primárias (Todos os rios levam ao mar)

Uma estratégia simples é navegar por meio das tags primárias até chegar às palavras-chaves mais poderosas. Aqui vai como você pode fazer isso:

PASSO 1: Descreva o que há na imagem que você quer postar com uma palavra (tag primária), por exemplo: Pão, Equipe, Bulldog, Praia etc;

PASSO 2: Insira esta palavra principal acompanhada do # na pesquisa do Instagram. A rede social retornará com a lista dos posts mais populares e posts mais recentes;

PASSO 3: Clique nos posts mais populares e observe quais outras tags estão sendo usadas e se alguma delas tem relação com o que você quer postar.

Certamente essa pesquisa rápida vai te dar vários insights de novas palavras-chave populares ou mais específicas que a tag primária. Copie as melhores e teste em seu post.

3. Combine suas hashtags com tags populares no seu segmento

Uma boa estratégia para alavancar a visibilidade do seus posts é combinar suas tags com as tags mais populares do seu mercado. Uma boa forma de começar a procurar por elas é a lista de tags por áreas do site tagsforlikes.com. No site, é possível ver uma lista categorizada por segmento de indústria relacionando as principais tags por setor, após a lista das tags mais populares do dia. Embora o conteúdo do site seja em inglês, é muito possível que, ao pesquisar pela versão traduzida da palavra, você tenha resultados tão bons quanto.

4. Use sites de hashtags correlatas

Uma estratégia ainda mais sofisticada para encontrar tags correlatas usando sites como gethashtags.com e top-hashtags.com, esses sites são especializados em classificar tags. Neles você encontra listas completas com as tags mais usadas juntas, categorizadas por dia, semana etc. Ao pesquisar por uma palavra-chave na barra de busca do gethashtags.com o site te retornará com uma lista em ordem crescente das hashtags mais usadas associadas à palavra-chave que você pesquisou. O top-hashtags.com, por sua vez, te mostrará um bloco de texto com as top 30 hashtags mais usadas junto com a palavra-chave pesquisada. Você só precisa pressionar copiar e em seguida colar na descrição da sua imagem no Insta, Facebook etc.

Obs.: Embora o top-hashtags.com seja realmente muito prático, o mais recomendado é que você analise todos os blocos de hashtag e escolha a que mais se adequam ao seu conteúdo.

CONCLUSÃO

Hashtags são mais do que simplesmente marcações para seus posts, elas são uma maneira de engajar sua audiência em uma conversa ainda maior. Ter uma boa estratégia para descobrir e popular tags pode ser o diferencial para o seu negócio.

Espero que essas dicas e sites te ajudem a aumentar seu resultado tanto quanto tem ajudado nossos clientes aqui na Post Machine.

Escreveremos mais sobre tags em breve. Se quiser ser avisado primeiro quando este conteúdo estiver disponível, inscreva-se em nossa lista colocando seu email abaixo.