4 Passos para dar Show no Facebook Live

Quer estreitar o relacionamento com seus clientes? Está planejando sua primeira aparição ao vivo no Facebook? O Facebook Live é o novo serviço de transmissão de videos ao vivo do Facebook. Os vídeos podem ser transmitidos para sua rede pessoal de amigos, fãs de uma página que você administra, para um grupo ou em uma página de evento. Famosos, web influencers, coaches e principalmente empresas já descobriram o poder dessa ferramenta para gerar engajamento online. Siga nossos 4 passos e dê um show no seu próximo vídeo!

#1 Anúncio e Divulgação

Não existe show com casa vazia. Antes de iniciar uma transmissão pelo Facebook Live, você precisa se assegurar de que pessoas comparecerão. É importante criar expectativa e curiosidade sobre a transmissão que virá.

Como as transmissões costumam durar mais de dez minutos, é necessário que os usuários tenham se programado ou estejam com tempo livre para assisti-las. A melhor forma de fazer isso é ajudando-os a se programar.

Informe seu público com antecedência utilizando imagens com informações sobre o tema, horário e data da transmissão. Videos mais curtos chamando para o video mais longo, ao vivo, também podem ser uma ótima forma de atrair curiosos.

Caso o Facebook Live seja realizado na Página do seu negócio, talvez seja interessante realizar o impulsionamento destas postagens antecedentes para atingir um número maior de pessoas. Não esqueça também do mundo fora do Facebook! Publique em suas outras redes sociais, blog, e-mail e mídias offline.

#2 Preparação e Organização

Luz, câmera…preparação! Não deixe tudo para última hora, defina quais recursos você vai utilizar.

Qual será o dispositivo utilizado para a gravação? Entre celulares, tablets e notebooks, os primeiros têm as melhores opções de câmera e são mais fáceis de de manusear durante a filmagem. Defina também quem será o cinegrafista ou se o aparelho ficará montado em um tripé.

Verifique se a conexão do local é estável, de preferência via WiFi, e que a rede tenha pelo menos 10Mb de banda disponíveis. Caso a transmissão esteja acontecendo em um evento, certifique-se de que haja uma conexão separada apenas para o dispositivo que será utilizado, evitando competir pelo tráfego com dezenas de outras pessoas.

Atenção!

O Facebook Live corta o aspecto da filmagem para um 1:1 (quadrado como no Instagram). Além disso, ele não utiliza a resolução total da câmera. O resultado é a perda do angulo de abertura da filmagem e também perda de pixels nas laterais.

Para contornar esses dois problemas, filme a uma distância razoável do objeto e com um dispositivo com a câmera de maior resolução disponível.

#3 Testes e Treino

Todos sabemos que a prática leva à perfeição, por isso teste seus equipamentos e treine todas as fases que você deseja gravar no vídeo ao vivo.

Elabore o roteiro do que acontecerá durante a filmagem e repasse com todos os envolvidos para ter certeza que todos estão alinhados.

Para testar a conexão, utilize algum serviço online como speedtest.net. Não esqueça de que no nosso caso, a velocidade de Upload é mais importante do que a de Download, devendo ser de pelo menos 1Mbps (equivalente a 1000kbps ou 125Kbps).

Faça um teste final utilizando o próprio Facebook Live com no mínimo uma hora de antecedência. Para realizar esse teste, utilize o seu perfil pessoal (mesmo que o objetivo seja transmitir como uma Página). Basta iniciar uma nova postagem normalmente (como se fosse fazer uma publicação em sua timeline), definir o público como Apenas Você, e clicar no botão de Começar Transmissão Ao Vivo.

#4 Hora do Show

Mantenha a platéia entretida, conversando com as pessoas que entram na sua transmissão. O Facebook recomenda que você se dirija aos participantes pelo nome, agradecendo sempre pela audiência.

Responda às perguntas feitas no chat, caso não haja, faça perguntas para movimentar a conversa. Pergunte como está a transmissão, se o áudio e a câmera estão ok.

Transmita por longos períodos de tempo, garantindo assim um maior número de visualizações. O tempo recomendado é de 10 minutos, porém, o limite máximo é de 90 minutos.

Por fim, não esqueça de pedir aos visualizadores que cliquem no botão Seguir no seu video ao vivo, assim eles receberão um aviso toda vez que você estiver no ar!

Conclusão

Agora que você já sabe os passos para se realizar sua transmissão de sucesso, corra pro seu Facebook e faça o seu!

Qualquer dúvida é só perguntar e se for entrar ao vivo, manda o link pra gente.

Fique de olho nas nossas próximas publicações para mais informações de como atingir um número enorme de pessoas utilizando o Facebook Live.